Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
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Tiagobel
Fabio Vicente
RICKAPP
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Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
Prezados,
Recentemente eu sofri "na pele" o que é uma perda de dinheiro com a compra de um carro zero Km.
Há muito eu não comprava um carro zero Km , preferia pesquisar e com calma comprar um semi novo com no máximo 2 anos de uso e no máximo com 20 mil km rodados de um particular pois é vantagem pra mim e pra quem tá vendendo pois consegue preço melhor que as concessionárias dão.
Sempre foi muito mais negócio...
Bem não sei o que me deu na cabeça mas em SET2011 eu comprei um Xsara Picasso zero Km por 54 mil.
Em junho agora ele saiu de linha e o mesmo pela tabela FIPE passou a valer 38,8 mil.
O Xsara Picasso é ou era , um carro espetacular...Conforto e acabamento impecáveis.
Descontente, pensei e resovi anunciar o carro só de onda no site bomnegocio que é gratis e pedi o valor da tabela FIPE, como se me roubassem o carro.
Pois bem, atraido pela baixa KM, 3 mil rodados apenas, facilmente eu vendi por 38,5 mil pedidos.
Perda de quase 16 mil reais em menos de 1 ano !
Não sei se fiz bom negocio mas eu ví que um amigo penou para vender um Honda Civic em excelente estado.
Comprei o Duster, pois não encontrei algum semi novo, exceto um em vermelho que não gosto da cor e não é comercial.
Pelo menos comprei por 53 mil, bem abaixo dos 59,6 mil quando eu fui ver um em 2011 de mesmo modelo devido a baixa do IPI.
Pergunto eu, vale a pena comprar zero ?
Qual o tempo pra ficar com ele e minimizar o prejuízo ?
Recentemente eu sofri "na pele" o que é uma perda de dinheiro com a compra de um carro zero Km.
Há muito eu não comprava um carro zero Km , preferia pesquisar e com calma comprar um semi novo com no máximo 2 anos de uso e no máximo com 20 mil km rodados de um particular pois é vantagem pra mim e pra quem tá vendendo pois consegue preço melhor que as concessionárias dão.
Sempre foi muito mais negócio...
Bem não sei o que me deu na cabeça mas em SET2011 eu comprei um Xsara Picasso zero Km por 54 mil.
Em junho agora ele saiu de linha e o mesmo pela tabela FIPE passou a valer 38,8 mil.
O Xsara Picasso é ou era , um carro espetacular...Conforto e acabamento impecáveis.
Descontente, pensei e resovi anunciar o carro só de onda no site bomnegocio que é gratis e pedi o valor da tabela FIPE, como se me roubassem o carro.
Pois bem, atraido pela baixa KM, 3 mil rodados apenas, facilmente eu vendi por 38,5 mil pedidos.
Perda de quase 16 mil reais em menos de 1 ano !
Não sei se fiz bom negocio mas eu ví que um amigo penou para vender um Honda Civic em excelente estado.
Comprei o Duster, pois não encontrei algum semi novo, exceto um em vermelho que não gosto da cor e não é comercial.
Pelo menos comprei por 53 mil, bem abaixo dos 59,6 mil quando eu fui ver um em 2011 de mesmo modelo devido a baixa do IPI.
Pergunto eu, vale a pena comprar zero ?
Qual o tempo pra ficar com ele e minimizar o prejuízo ?
RICKAPP- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2012
Re: Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
Vixi Rick!
Pergunta complicada a sua hein!
Sou de TI e não sei te responder não. Tem algum economista no forum? Fiquei curioso de qual seria a resposta, pois em 2 anos rodo 100.000 km e é nessa hora que acaba a garantia que procuro trocar de carro.
Vamo lá, precisamos de um Economista com uma HP12C.
Pergunta complicada a sua hein!
Sou de TI e não sei te responder não. Tem algum economista no forum? Fiquei curioso de qual seria a resposta, pois em 2 anos rodo 100.000 km e é nessa hora que acaba a garantia que procuro trocar de carro.
Vamo lá, precisamos de um Economista com uma HP12C.
Fabio Vicente- Mensagens : 471
Data de inscrição : 25/04/2012
Re: Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
A questão é que carro, há pelo menos 2 décadas, deixou de ser investimento. Você compra sabendo que vai perder MUITO dinheiro na hora da venda/troca. Não tem como diminuir esse prejuízo. O melhor que se pode fazer é aproveitar o carro enquanto ele não começa a demandar manutenções maiores: algo entre 3 e 4 anos de uso.
O problema da desvalorização é mais crítico com as marcas francesas (nem perco meu tempo citando as chinesas). Peugeot, citroen e renault, apesar de montarem seus carros no Brasil há pelo menos 10 anos, ainda sofrem com o preconceito do mercado como sendo marcas de carros frágeis e de manutenção cara e complicada.
O problema da desvalorização é mais crítico com as marcas francesas (nem perco meu tempo citando as chinesas). Peugeot, citroen e renault, apesar de montarem seus carros no Brasil há pelo menos 10 anos, ainda sofrem com o preconceito do mercado como sendo marcas de carros frágeis e de manutenção cara e complicada.
Tiagobel- Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Re: Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
Fabio e Tiago, obrigado pelas respostas.
Fabio, acho que não precisa de economista não ..
Claro que eu falo de perdas teoricamente pois depende de marca do carro, uso, kilometragem etc...
Foi-se o tempo em que carro valorizava. Meu ultimo foi um Ford Ka da minha esposa, que eu vendi maior preço que comprei.
Fabio, 100 mil km é rodagem pacas... Não dificulta a venda não ?
Eu acho, eu li que uma kilometragem boa é em torno de 40 mil Km quando o carro começa a ter gastos com troca de peças.
FA,
RICKAPP
Fabio, acho que não precisa de economista não ..
Claro que eu falo de perdas teoricamente pois depende de marca do carro, uso, kilometragem etc...
Foi-se o tempo em que carro valorizava. Meu ultimo foi um Ford Ka da minha esposa, que eu vendi maior preço que comprei.
Fabio, 100 mil km é rodagem pacas... Não dificulta a venda não ?
Eu acho, eu li que uma kilometragem boa é em torno de 40 mil Km quando o carro começa a ter gastos com troca de peças.
FA,
RICKAPP
RICKAPP- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2012
Re: Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
Bom, se você não quer ter muitas perdas com carros usados, fuja de SUVs. São os que mais desvalorizam, e podem chegar a perdas de 25 % no primeiro ano.
O campeão de desvalorização é o Citroen C4 Pallas. É o top dos carros que desvalorizam.
Sou de TI também, mas fiquei cerca de 3 meses estudando pra analisar qual seria o melhor custo x benefício. Fiz várias planilhas com: Preço de Seguro, preço de revenda, perda no primeiro, segundo e terceiro ano, facilidade de revenda (tempo médio de anúncio), dentre outras coisas.
Os carros da Honda tendem a desvalorizar bem pouco, ficando bem próximo em até 2 anos. Carros "franceses" desvalorizam bastante, com exceção do Sandero. Ford também tem bastante desvalorização.
Então, quanto mais o carro vende (mesmo 0 Km), menor sua desvalorização. É por isso que carros populares desvalorizam bem pouco. São baratos, de fácil revenda e tem a baldes por aí.
Então, se você não quer ter muita perda com carro 0 km, tem que comprar um popular mesmo.
Como falei lá na apresentação, quase comprei um Honda City, bateu na trave. A perda com ele seria bem pouca comparada com a que eu teria com o Duster. Mas após analisar bastante, fiz um plano de trocar de carro lá pelos 3 anos mesmo, e as perdas seriam equivalentes.
O campeão de desvalorização é o Citroen C4 Pallas. É o top dos carros que desvalorizam.
Sou de TI também, mas fiquei cerca de 3 meses estudando pra analisar qual seria o melhor custo x benefício. Fiz várias planilhas com: Preço de Seguro, preço de revenda, perda no primeiro, segundo e terceiro ano, facilidade de revenda (tempo médio de anúncio), dentre outras coisas.
Os carros da Honda tendem a desvalorizar bem pouco, ficando bem próximo em até 2 anos. Carros "franceses" desvalorizam bastante, com exceção do Sandero. Ford também tem bastante desvalorização.
Então, quanto mais o carro vende (mesmo 0 Km), menor sua desvalorização. É por isso que carros populares desvalorizam bem pouco. São baratos, de fácil revenda e tem a baldes por aí.
Então, se você não quer ter muita perda com carro 0 km, tem que comprar um popular mesmo.
Como falei lá na apresentação, quase comprei um Honda City, bateu na trave. A perda com ele seria bem pouca comparada com a que eu teria com o Duster. Mas após analisar bastante, fiz um plano de trocar de carro lá pelos 3 anos mesmo, e as perdas seriam equivalentes.
fabianopereira- Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/06/2012
Re: Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
fabianopereira escreveu:Bom, se você não quer ter muitas perdas com carros usados, fuja de SUVs. São os que mais desvalorizam, e podem chegar a perdas de 25 % no primeiro ano.
O campeão de desvalorização é o Citroen C4 Pallas. É o top dos carros que desvalorizam.
Sou de TI também, mas fiquei cerca de 3 meses estudando pra analisar qual seria o melhor custo x benefício. Fiz várias planilhas com: Preço de Seguro, preço de revenda, perda no primeiro, segundo e terceiro ano, facilidade de revenda (tempo médio de anúncio), dentre outras coisas.
Os carros da Honda tendem a desvalorizar bem pouco, ficando bem próximo em até 2 anos. Carros "franceses" desvalorizam bastante, com exceção do Sandero. Ford também tem bastante desvalorização.
Então, quanto mais o carro vende (mesmo 0 Km), menor sua desvalorização. É por isso que carros populares desvalorizam bem pouco. São baratos, de fácil revenda e tem a baldes por aí.
Então, se você não quer ter muita perda com carro 0 km, tem que comprar um popular mesmo.
Como falei lá na apresentação, quase comprei um Honda City, bateu na trave. A perda com ele seria bem pouca comparada com a que eu teria com o Duster. Mas após analisar bastante, fiz um plano de trocar de carro lá pelos 3 anos mesmo, e as perdas seriam equivalentes.
tem como disponibilizar essas planilhas? cheguei a olhar o honda city tambem, mas o carro nao me agradou. Estou fazendo algumas projeções e essa planilha ia me ajudar bastante
joao88- Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/12/2011
Re: Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
Ih, velho. Fiz há um tempinho, e formatei o PC recentemente. É quase certo q foi pra vala.
Em todo caso vou catar lá em casa e aviso.
Em todo caso vou catar lá em casa e aviso.
fabianopereira- Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/06/2012
Re: Desvalorização do Veículo - Tempo para usar para diminuir o prejuízo
fabianopereira escreveu:Ih, velho. Fiz há um tempinho, e formatei o PC recentemente. É quase certo q foi pra vala.
Em todo caso vou catar lá em casa e aviso.
tranquilo cara, isso iria me ajudar a decidir quando vou trocar o carro. Sei que eu comprei agora a pouco, mas pretendo mudar a projeção de troca de 4 anos para 5. Queria saber se realmente valhe a pena, mas agora com os semi-novos desvalorizados é impossivel prever a desvalorização até o IPI voltar ao normal. Essa planilha ia me ajudar, vlw mesmo assim.
joao88- Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/12/2011
Desvalorização do Veículo etc etc
Para descontrair, ou ficar com raiva, segue video interessante sobre a venda de carros no Brasil:
>> Canal do Otário: GOL 1.0 - Volkswagen
>> Canal do Otário: GOL 1.0 - Volkswagen
Marcello- Mensagens : 128
Data de inscrição : 24/01/2012
Valor do Duster
Olá pessoal!!
Já que o assunto é desvalorização, resolvi escrever neste tópico e queria trocar uma ideia sobre um orçamento que fiz recentemente na css Renault.
Meu Duster é o Dynamique 1.6 4x2 2014/2015. Foi avaliado na css em 46.000 (depreciação de 19.000 em apenas 1 ano e 4 meses!!!!). E ele está com apenas 16.000km rodados. Enfim, isso nem me assustou muito, pois sei que vender carro na css é pra ceder bastante no valor - em compensação ganha-se em segurança e praticidade.
O que me assustou foi o valor dos novos Duster. O orçamento que me passaram foi o seguinte (queria mudar para um Duster 4x4 ou então um similar ao meu - adorei a série limitada Dakar):
Duster Dakar 1.6 4x2 2016/2016 = 75.890,00
Duster Dakar 2.0 4x4 2016/2016 = 88.990,00
Ah, todos os valores se referem a Duster com pintura metálica + bancos de couro.
Queria comparar esses valores com de outras css do Brasil. Esses valores são de uma css aqui de Fortaleza-CE. Alguém teria aí uma cotação recente (fev/2016)?
AH, e só pra complementar o que os colegas estavam conversando sobre desvalorização - existe uma diferença muito grande entre investimento e aquisição de carro, por isso carro NUNCA será um investimento: quando se investe em algo (imóvel, ações, aplicações financeiras), GERALMENTE aquilo que você investiu não te traz NADA ALÉM DO RETORNO FINANCEIRO - a única exceção é o imóvel, pois você PODE morar nele (ou seja, USUFRUIR dele) e mesmo assim ao vender ganhar dinheiro - mas imóvel é um caso à parte, que seria uma longa discussão dos porquês disso. Qualquer outra aplicação não irá te fornecer NADA além do próprio dinheiro. Um carro te oferece essas OUTRAS COISAS tais como sua mobilidade, seu conforto, seu prazer e satisfação entre outros exemplos que poderia citar e tudo tem seu preço. Quem compra um carro só pensando em vender ele já sabe que vai levar prejuízo então está fazendo um péssimo negócio. Agora quem compra para USAR ele (ainda que ao extremo) já está recebendo um retorno (não financeiro) do dinheiro aplicado. O que conseguir vender serve apenas para recuperar a parte que não foi depreciada ainda. Em contabilidade o cálculo de depreciação leva em conta que ao final da vida útil de um equipamento seu valor chega a ZERO, ou seja, aquele equipamento NÃO VALE NADA - só serve pra jogar no lixo! No caso do carro, que possui uma vida útil em média de 10 a 15 anos (porém se bem cuidado pode chegar a muito mais) este valor dificilmente zera, o que é uma vantagem. A curva de depreciação não é linear! Perde-se MUITO no começo, com poucos anos de uso, depois perde-se meio que linearmente, e no final quase não se perde nada, pois o valor meio que "trava" em algo muito baixo (um carro "caindo aos pedaços" dificilmente custará menos de 5.000-6.000 independente de quantos anos ele possua). Acho que deve existir um "ponto ideal" dessa curva, que seria o melhor momento para a venda, onde deve ser levado em conta não apenas o valor compra/venda, mas calculado qual "retorno" a pessoa já teve do carro (retorno não necessariamente financeiro), qual o custo de manutenção x idade do carro etc... achar esse ponto não é lá muito trivial.
Abraços!
Já que o assunto é desvalorização, resolvi escrever neste tópico e queria trocar uma ideia sobre um orçamento que fiz recentemente na css Renault.
Meu Duster é o Dynamique 1.6 4x2 2014/2015. Foi avaliado na css em 46.000 (depreciação de 19.000 em apenas 1 ano e 4 meses!!!!). E ele está com apenas 16.000km rodados. Enfim, isso nem me assustou muito, pois sei que vender carro na css é pra ceder bastante no valor - em compensação ganha-se em segurança e praticidade.
O que me assustou foi o valor dos novos Duster. O orçamento que me passaram foi o seguinte (queria mudar para um Duster 4x4 ou então um similar ao meu - adorei a série limitada Dakar):
Duster Dakar 1.6 4x2 2016/2016 = 75.890,00
Duster Dakar 2.0 4x4 2016/2016 = 88.990,00
Ah, todos os valores se referem a Duster com pintura metálica + bancos de couro.
Queria comparar esses valores com de outras css do Brasil. Esses valores são de uma css aqui de Fortaleza-CE. Alguém teria aí uma cotação recente (fev/2016)?
AH, e só pra complementar o que os colegas estavam conversando sobre desvalorização - existe uma diferença muito grande entre investimento e aquisição de carro, por isso carro NUNCA será um investimento: quando se investe em algo (imóvel, ações, aplicações financeiras), GERALMENTE aquilo que você investiu não te traz NADA ALÉM DO RETORNO FINANCEIRO - a única exceção é o imóvel, pois você PODE morar nele (ou seja, USUFRUIR dele) e mesmo assim ao vender ganhar dinheiro - mas imóvel é um caso à parte, que seria uma longa discussão dos porquês disso. Qualquer outra aplicação não irá te fornecer NADA além do próprio dinheiro. Um carro te oferece essas OUTRAS COISAS tais como sua mobilidade, seu conforto, seu prazer e satisfação entre outros exemplos que poderia citar e tudo tem seu preço. Quem compra um carro só pensando em vender ele já sabe que vai levar prejuízo então está fazendo um péssimo negócio. Agora quem compra para USAR ele (ainda que ao extremo) já está recebendo um retorno (não financeiro) do dinheiro aplicado. O que conseguir vender serve apenas para recuperar a parte que não foi depreciada ainda. Em contabilidade o cálculo de depreciação leva em conta que ao final da vida útil de um equipamento seu valor chega a ZERO, ou seja, aquele equipamento NÃO VALE NADA - só serve pra jogar no lixo! No caso do carro, que possui uma vida útil em média de 10 a 15 anos (porém se bem cuidado pode chegar a muito mais) este valor dificilmente zera, o que é uma vantagem. A curva de depreciação não é linear! Perde-se MUITO no começo, com poucos anos de uso, depois perde-se meio que linearmente, e no final quase não se perde nada, pois o valor meio que "trava" em algo muito baixo (um carro "caindo aos pedaços" dificilmente custará menos de 5.000-6.000 independente de quantos anos ele possua). Acho que deve existir um "ponto ideal" dessa curva, que seria o melhor momento para a venda, onde deve ser levado em conta não apenas o valor compra/venda, mas calculado qual "retorno" a pessoa já teve do carro (retorno não necessariamente financeiro), qual o custo de manutenção x idade do carro etc... achar esse ponto não é lá muito trivial.
Abraços!
Dualcei- Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/01/2016
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