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"Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

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"Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  Calderan em Sab Nov 24, 2012 4:04 pm

Estes itens foram retirados aqui do próprio Fórum, de dicas de vários "Dusteiros" que também compartilharam as preciosas informações.

Na própria Concessionária, a responsável pela entrega técnica do veículo surpreendeu-se com o detalhamento da checagem, pois eu e minha esposa, dividimos a tarefa de verificarmos item a item, e essa checagem, não levou mais que 10 minutos (em 2 pessoas)!

Essa lista não é a definitiva! Pode e deve ser melhorada! Smile

Este tópico foi criado para que possa ser continuamente melhorado com novos itens nessa lista, com a colaboração de todos, facilitando a vida de quem esteja adquirindo o valoroso "Duster"!

Bem, chega de conversa e vamos à "Listinha":

1. Observe no porta-malas, se o plástico aonde se guardam o triângulo e a chave de rodas não está empenado e se esses itens estão no local adequado.
2. Verifique se um pedaço de carpete, que fica logo acima desse plástico do porta-malas está corretamente colado (e o do lado oposto também).
3. Observe os encaixes emtre a lataria do carro e os parachoques dianteiros e traseiros e verifique se eles estão perfeitamente alinhados. Caso tenha colocado frisos e alargadores, redobre a atenção, pois podem ficar soltos e desalinhados.
4. No interior do carro, observe a "borrachinha" que fica logo abaixo do freio de mão, verificando se está corretamente posicionada. Alguém no Fórum, citou anteriormente, que essa borracha não estava na posição correta e a luz do freio de mão nunca apagava!
5. Observe a parte central do painel do veículo, entre os vidros e as partes internas de plástico e verifique se estão corretamente encaixadas.
6. Faça o teste de abertura e fechamento de todas as portas, inclusive capô e porta-malas.
7. Cheque se as travas elétricas das portas funcionam corretamente.
8. Teste o equipamento de som do veículo, pareando seu celular tanto por bluetooth como com fio. Nesse ponto, é importante que você faça e receba ligações via bluetooth usando o "hardware" do carro, veja se sua agenda é corretamente importada para o rádio (tenho um Android), assim como tocar as músicas que porventura tenha em seu celular (mp3). Leve um CD (Algo que ainda usamos! Shocked ), para teste do tocador de CDs e um pen drive formatado em FAT 32, com músicas para teste de leitura. Como tenho iPAD (da Apple), testei também a conectividade via cabo USB e consegui tocar músicas que estavam armazenadas no mesmo.
9. Observe a iluminação do interior do veículo, do porta-luvas e do porta-malas, com o carro ligado, é interessante verificar que a luz do porta-malas só acenda com ele aberto, pois com o mesmo fechado essa luz deve estar apagada. Com relação ao porta-luvas, essa luz só acende se você estiver com as "lanternas" do carro ligadas, e somente quando a porta do mesmo está aberta!
10. Faça o teste da trepidação no volante: esterçe totalmente o veículo para ambos os lados (com o motor ligado, lógico, em piso liso e veículo parado) e sinta no volante se alguma trepidação acontece próximo ao limite de torção de ambos os lados. Verifique se mangueira da direção hidráulica já está vindo com uma tarja azul! Esse assunto já foi discutido aqui neste fórum em outro tópico!
11. Efetue a verificação do sistema de ar condicionado, ar quente e ventiladores.
12. Observe se todas as lâmpadas do veículo (painel, externas, internas) estão operacionais (acendem/apagam no momento certo). Isso ajuda para que não venha nenhuma queimada, ou com mal-contato.
13. Faça um teste cuidadoso no sensor de ré, com o veículo em movimento.
14. Verifique atentamente toda a lataria e pintura, observando se não há riscos ou pequenos amassos, inclusive no capô!
15. Faça um teste nos limpadores de para-brisa dianteiro e traseiro, levantando-os primeiro para que não arranhem o vidro.
16. Cheque se todas as portas abrem, tanto por fora quanto por dentro.
17. Observar a borracha de vedação das portas, se não estão desencaixadas ou mal colocadas.
18. Caso tenha instalado o alarme volumétrico com o kit de levantamento elétrico dos vidros (no meu caso), teste se o acionamento/desacionamento do alarme está correto (se levantam os vidros ao se ligar, e se destravam as portas ao desligar. O alarme volumétrico que instalei é o original da Renault, e no primeiro toque para abrir, destrava somente a porta do motorista, no segundo toque abre as demais portas.
19. Caso tenha colocado acessórios, verifique atentamente se foram bem instalados, principalmente os frisos e calhas de chuva (que são colados) e ponteira do escapamento (que é aparafusada).
20. Verifique também se as borrachas dos racks do teto estão perfeitamente encaixadas sob o rack.
21. Ao sair da concessionária, vá a um posto e abasteça rapidamente o tanque com o combustível desejado (no meu caso Gasolina Supra da BR), pois me entregaram o carro na reserva da reserva , quase não deu para chegar no posto!!! Verifique também o reservatório de combustível da partida a frio, completando-o, se necessário (aqui é melhor colocar gasolina Podium da BR, que não cria goma com facilidade!).
22. Os pneus devem ser checados quanto a pressão interna que devem estar em 29 psi, que é o recomendado pelo manual do fabricante (me entregaram o mesmos com 36 psi!!!!).
23. O estepe, apesar de ter o aro em aço, deve ser do mesmo tamanho dos pneus dos aros de liga leve, isto é 16 polegadas, porém não necessariamente da mesma marca dos pneus de rodar. Lembre-se: estepe é estepe, não é para se rodar por muito tempo, e deve ser respeitada a recomendação do manual, de não se ultrapassar os 80 km/h com ele.
24. Caso tenha feito cristalização de pintura e hidratação dos bancos de couro, na entrega do veículo, exija os certificados de garantia das aplicações, pois só assim, você pode aproveitar a garantia que te dão.
25. Verifique a numeração do chassis e vidros se coincide com o documento do veículo.
26. Não se esqueça de perguntar sobre o Renault Assistence (como acionar, regras) para quem está te entregando a documentação: manuais, nota fiscal).
27. Checar possíveis sinais de oxidação no eixo traseiro e no escapamento;
28. Atualização do MidiaNav (versão 1.1.1.5 é a mais atual???).
29. Checar se o marcador de combustível está funcionando corretamente (isto após o abastecimento e uso do veículo, claro).
30. Checar manchas de óleo nos amortecedores e no motor.
31. Verificar se está com o protetor de cárter instalado corretamente.
32. Checar o funcionamento dos cintos de segurança.
33. Verificar se a tampa plástica da caixa de fusíveis do motor está bem colocada.
34. Solicitar ao vendedor, o código de desbloqueio do rádio, caso haja algum problema na parte elétrica, e o rádio for "resetado".


Ufa!!!!

Enfim, gostaria de que essa lista, que já foi compilada a partir desse maravilhoso Fórum, fosse continuamente melhorada por todos, pois nós, como consumidores, devemos estar atentos para que a qualidade dos veículos esteja sempre melhorando, demontrando isso aos fabricantes! E se tivermos problemas, devemos reclamar!!! Pois só assim receberemos um produto de qualidade!!!

Abraços a todos!!!


Última edição por Calderan em Sab Dez 22, 2012 11:10 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Incluído o item 34. Solicitar ao vendedor, o código de desbloqueio do rádio, caso haja algum problema na parte elétrica, e o rádio for "resetado".)

Calderan

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Muito bom

Mensagem  Chilo em Qua Dez 05, 2012 8:03 pm

Estou para ir buscar um na CSS e esta lista será muito útil. Muito obrigado, no futuro talvez eu possa contribuir com ela.

Chilo

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  falcaocoelho em Qua Fev 20, 2013 10:32 am

Um dos tópicos mais úteis do fórum.

Parabéns.

falcaocoelho

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  travelmax em Qui Fev 21, 2013 9:32 pm

Gostaria de acrescentar a esta lista a checagen das Rodas, pois qd retirei o meu estava com uma das rodas arranhadas e mais o capo com pequenos amassados.

travelmax

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  falcaocoelho em Dom Mar 10, 2013 9:43 pm

Lista, se prepare! Vou lhe usar!

falcaocoelho

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  Sanner em Sab Dez 21, 2013 3:09 pm

Infelizmente fiz meu cadastro aqui apenas depois de pegar o carro. Muito útil a lista, e teria evitado que eu tivesse que voltar na css segunda pra pegar o código do som que esqueceram de dar, paciência né, já passou.

Com relação a pressão dos pneus, eu até pensei em checar a calibragem, mas pensei: "poxa, o carro passou pela revisão de entrega, pelo menos isso eles devem ter olhado", enfim, depois do alerta certamente irei verificar.

[]'s

Sanner

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  Gerson Garcia em Sab Dez 21, 2013 3:40 pm

Sanner escreveu:Infelizmente fiz meu cadastro aqui apenas depois de pegar o carro. Muito útil a lista, e teria evitado que eu tivesse que voltar na css segunda pra pegar o código do som que esqueceram de dar, paciência né, já passou.

Com relação a pressão dos pneus, eu até pensei em checar a calibragem, mas pensei: "poxa, o carro passou pela revisão de entrega, pelo menos isso eles devem ter olhado", enfim, depois do alerta certamente irei verificar.

[]'s

De acorgo!
O meu, pelo menos peguei por telefone, passando o n da nota fiscal, mas passei3 dias com aquela ôrra daquele blimblim na orelha...

Gerson Garcia

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  Sanner em Dom Dez 22, 2013 11:45 am

Gerson Garcia escreveu:
De acorgo!
O meu, pelo menos peguei por telefone, passando o n da nota fiscal, mas passei3 dias com aquela  ôrra  daquele blimblim na orelha...

Opa, é até uma boa ideia, mas no meu caso acho que não será possível resolver por telefone, a Duster veio com o MediaNav 1.2 (do novo logan) e alguns controles não estão funcionando bem, sem falar que o MediaNav não está desligando quando se gira a chave pra dar a partida, como o som do Sandero fazia, isso pode acabar prejudicando a bateria, então quero resolver todos os problemas juntos hehe.

Valeu!

[]'s

Sanner

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  Arsenio Cezar em Sab Dez 28, 2013 9:27 am

Esta listagem é mesmo fantástica. Pena que já tinha retirado o carro quando a vi, senão a teria levado quando da retirada do carro.
Segue abaixo os problemas encontrados no meu carro:
1. O triângulo está num saco plástico solto no porta malas, não tem local para fixá-lo.
2. OK.
3. OK.
4. OK
5. O revestimento da coluna esquerda não está alinhado com o painel.
6. OK.
7. OK.
8. OK.
9. OK
10. OK
11. OK
12. OK
13. OK.
14. OK
15. OK.
16. OK
17. OK.
18. NA
19.NA
20. OK
21. OK
22. Os pneus devem ser checados quando sair da CCS para abastecer o tanque de combustível pois os pneus dianteiros estava com 46 e 39 psi e os traseiros com 40 e 36 psi.  Quando voltei na CCS para pegar os chaveiros que estavam em falta na entrega do carro, o vendedor justificou dizendo que o aparelho da CCS estava descalibrado e não puderam regular a pressão!!!!.
23. OK.
24. NA
25. OK.
26. OK.
27. Sinais de oxidação nas peças do freio a disco!!!
28. Se seguir o manual poucos conseguem atualizar o MediaNav, o melhor é assistir um vídeo no Youtube.

DICA:  O programa de atualização instalado no micro e o próprio software do Medianav apagam os arquivos atualizados de Mapas e POI's salvos no micro e no pendrive durante o processo de atualização, para evitar que um usuário passe para outro os arquivos!!! Portanto, Salvem em outro pendrive ou micro, os dados que forem salvos no pendrive de atualização, para uso numa emergência, pois o sistema não permite que você faça outra vez o mesmo processo, caso tenha cometido algum erro. Assim, carregou os dados do Medianav no pendrive: salva em outro local. Carregou os arquivos de atualização no programa: grave os arquivos em outro local.

29. Ouvi falar que ao abastecer o carro devemos desligar o veículo para não desregular o marcador de combustível. É verdade ou mito?
30. OK.
31. OK.
32. OK
33. OK
34. OK

Valeu!!!
Feliz 2014 para todos!!!

Arsenio Cezar

Mensagens : 28
Data de inscrição : 23/12/2013

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

Mensagem  Carmoro em Qua Jan 01, 2014 6:57 pm

Sobre o item 29, tenho a dizer me recomendaram não só o desligar (que já era meu costume) como retirar a chave da ignição...
Mas no meu caso digo que nada disto adiantou e o marcador continua com falhas de ocorrências e circunstâncias aleatórias.
Excelente lista!

Carmoro

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AAA

Mensagem  Eli Pessanha em Seg Set 01, 2014 2:55 pm

Calderan escreveu:Estes itens foram retirados aqui do próprio Fórum, de dicas de vários "Dusteiros" que também compartilharam as preciosas informações.

Na própria Concessionária, a responsável pela entrega técnica do veículo surpreendeu-se com o detalhamento da checagem, pois eu e minha esposa, dividimos a tarefa de verificarmos item a item, e essa checagem, não levou mais que 10 minutos (em 2 pessoas)!

Essa lista não é a definitiva! Pode e deve ser melhorada!  Smile

Este tópico foi criado para que possa ser continuamente melhorado com novos itens nessa lista, com a colaboração de todos, facilitando a vida de quem esteja adquirindo o valoroso "Duster"!

Bem, chega de conversa e vamos à "Listinha":

1. Observe no porta-malas, se o plástico aonde se guardam o triângulo e a chave de rodas não está empenado e se esses itens estão no local adequado.
2. Verifique se um pedaço de carpete, que fica logo acima desse plástico do porta-malas está corretamente colado (e o do lado oposto também).
3. Observe os encaixes emtre a lataria do carro e os parachoques dianteiros e traseiros e verifique se eles estão perfeitamente alinhados. Caso tenha colocado frisos e alargadores, redobre a atenção, pois podem ficar soltos e desalinhados.
4. No interior do carro, observe a "borrachinha" que fica logo abaixo do freio de mão, verificando se está corretamente posicionada. Alguém no Fórum, citou anteriormente, que essa borracha não estava na posição correta e a luz do freio de mão nunca apagava!
5. Observe a parte central do painel do veículo, entre os vidros e as partes internas de plástico e verifique se estão corretamente encaixadas.
6. Faça o teste de abertura e fechamento de todas as portas, inclusive capô e porta-malas.
7. Cheque se as travas elétricas das portas funcionam corretamente.
8. Teste o equipamento de som do veículo, pareando seu celular tanto por bluetooth como com fio. Nesse ponto, é importante que você faça e receba ligações via bluetooth usando o "hardware" do carro, veja se sua agenda é corretamente importada para o rádio (tenho um Android), assim como tocar as músicas que porventura tenha em seu celular (mp3). Leve um CD (Algo que ainda usamos!  Shocked  ), para teste do tocador de CDs e um pen drive formatado em FAT 32, com músicas para teste de leitura. Como tenho iPAD (da Apple), testei também a conectividade via cabo USB e consegui tocar músicas que estavam armazenadas no mesmo.
9. Observe a iluminação do interior do veículo, do porta-luvas e do porta-malas, com o carro ligado, é interessante verificar que a luz do porta-malas só acenda com ele aberto, pois com o mesmo fechado essa luz deve estar apagada. Com relação ao porta-luvas, essa luz só acende se você estiver com as "lanternas" do carro ligadas, e somente quando a porta do mesmo está aberta!
10. Faça o teste da trepidação no volante: esterçe totalmente o veículo para ambos os lados (com o motor ligado, lógico, em piso liso e veículo parado) e sinta no volante se alguma trepidação acontece próximo ao limite de torção de ambos os lados. Verifique se mangueira da direção hidráulica já está vindo com uma tarja azul! Esse assunto já foi discutido aqui neste fórum em outro tópico!
11. Efetue a verificação do sistema de ar condicionado, ar quente e ventiladores.
12. Observe se todas as lâmpadas do veículo (painel, externas, internas) estão operacionais (acendem/apagam no momento certo). Isso ajuda para que não venha nenhuma queimada, ou com mal-contato.
13. Faça um teste cuidadoso no sensor de ré, com o veículo em movimento.
14. Verifique atentamente toda a lataria e pintura, observando se não há riscos ou pequenos amassos, inclusive no capô!
15. Faça um teste nos limpadores de para-brisa dianteiro e traseiro, levantando-os primeiro para que não arranhem o vidro.
16. Cheque se todas as portas abrem, tanto por fora quanto por dentro.
17. Observar a borracha de vedação das portas, se não estão desencaixadas ou mal colocadas.
18. Caso tenha instalado o alarme volumétrico com o kit de levantamento elétrico dos vidros (no meu caso), teste se o acionamento/desacionamento do alarme está correto (se levantam os vidros ao se ligar, e se destravam as portas ao desligar. O alarme volumétrico que instalei é o original da Renault, e no primeiro toque para abrir, destrava somente a porta do motorista, no segundo toque abre as demais portas.
19. Caso tenha colocado acessórios, verifique atentamente se foram bem instalados, principalmente os frisos e calhas de chuva (que são colados) e ponteira do escapamento (que é aparafusada).
20. Verifique também se as borrachas dos racks do teto estão perfeitamente encaixadas sob o rack.
21. Ao sair da concessionária, vá a um posto e abasteça rapidamente o tanque com o combustível desejado (no meu caso Gasolina Supra da BR), pois me entregaram o carro na reserva da reserva  , quase não deu para chegar no posto!!! Verifique também o reservatório de combustível da partida a frio, completando-o, se necessário (aqui é melhor colocar gasolina Podium da BR, que não cria goma com facilidade!).
22. Os pneus devem ser checados quanto a pressão interna que devem estar em 29 psi, que é o recomendado pelo manual do fabricante (me entregaram o mesmos com 36 psi!!!!).
23. O estepe, apesar de ter o aro em aço, deve ser do mesmo tamanho dos pneus dos aros de liga leve, isto é 16 polegadas, porém não necessariamente da mesma marca dos pneus de rodar. Lembre-se: estepe é estepe, não é para se rodar por muito tempo, e deve ser respeitada a recomendação do manual, de não se ultrapassar os 80 km/h com ele.
24. Caso tenha feito cristalização de pintura e hidratação dos bancos de couro, na entrega do veículo, exija os certificados de garantia das aplicações, pois só assim, você pode aproveitar a garantia que te dão.
25. Verifique a numeração do chassis e vidros se coincide com o documento do veículo.
26. Não se esqueça de perguntar sobre o Renault Assistence (como acionar, regras) para quem está te entregando a documentação: manuais, nota fiscal).
27. Checar possíveis sinais de oxidação no eixo traseiro e no escapamento;
28. Atualização do MidiaNav (versão 1.1.1.5 é a mais atual???).
29. Checar se o marcador de combustível está funcionando corretamente (isto após o abastecimento e uso do veículo, claro).
30. Checar manchas de óleo nos amortecedores e no motor.
31. Verificar se está com o protetor de cárter instalado corretamente.
32. Checar o funcionamento dos cintos de segurança.
33. Verificar se a tampa plástica da caixa de fusíveis do motor está bem colocada.
34. Solicitar ao vendedor, o código de desbloqueio do rádio, caso haja algum problema na parte elétrica, e o rádio for "resetado".


Ufa!!!!

Enfim, gostaria de que essa lista, que já foi compilada a partir desse maravilhoso Fórum, fosse continuamente melhorada por todos, pois nós, como consumidores, devemos estar atentos para que a qualidade dos veículos esteja sempre melhorando, demontrando isso aos fabricantes! E se tivermos problemas, devemos reclamar!!! Pois só assim receberemos um produto de qualidade!!!

Abraços a todos!!!

Gostaria de deixar registrada a minha satisfação na lista disponibilizada. Foi-me mt útil na retirada do carro na concessionária, valeu!

Gde abs a todos!

Eli

Eli Pessanha

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Ótima Lista

Mensagem  EdsonSantos em Qui Fev 11, 2016 8:24 am

Vou fazer uso da lista na compra do meu Duster.

EdsonSantos

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Re: "Listinha" de checagem de itens na retirada do Duster novo da Concessionária!

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