Renault Duster Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Like/Tweet/+1
Últimos assuntos
» Freio confiável?
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Qui Jul 27, 2023 7:23 pm por JAMES Aragão

» Barulho de lata batendo!! HELP!!!
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Qua Jun 02, 2021 6:22 pm por ELBERTON CARDOSO

» Novo RENAULT DUSTER 2020
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Qui Mar 05, 2020 12:10 pm por kbr

» TROCA DO ÓLEO E FILTRO
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Sáb Fev 15, 2020 8:02 pm por marceloww1

» Barulho do Freio após trocar pastilha
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Qui Fev 13, 2020 11:18 am por Jailson

» Primeiro Duster com grandes modificações off road no Brasil
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Ter Jan 07, 2020 9:29 am por gabrielcezar

» Rádio.Duster desliga após 10min
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Qui Dez 19, 2019 11:23 am por Julio Moreira

» Especificação de Oleo para Motor 2.0 Flex da Duster
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Qua Jun 12, 2019 9:04 am por Maranho

» Grupo whats
Tração 4x2  e  4x4 Icon_minitime1Ter Jun 11, 2019 3:05 pm por Thiago Crispim

março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário


Tração 4x2 e 4x4

4 participantes

Ir para baixo

Tração 4x2  e  4x4 Empty Tração 4x2 e 4x4

Mensagem  LuizMa Ter Jan 01, 2013 6:19 am

Olá meus amigos....feliz 2013 !
Veja este vídeo mostrando o funcionamento da tração do Renault Duster, muito legal !

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Um abraço

LuizMa
LuizMa
LuizMa

Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tração 4x2  e  4x4 Empty Re: Tração 4x2 e 4x4

Mensagem  AngeloMD Ter Jan 01, 2013 12:38 pm

Simples de entender!

Feliz 2013, LuizMa!

Abraço!
AngeloMD
AngeloMD
Admin

Mensagens : 382
Data de inscrição : 28/10/2011

https://duster.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tração 4x2  e  4x4 Empty Re: Tração 4x2 e 4x4

Mensagem  danielgade Seg Jan 14, 2013 10:32 am

Segue explicação pertinente a respeito do funcionamento da tração 4x4 no Duster retirado de outro forum:

Vamos lá:


Os 3 possíveis diferenciais que um veículo 4x4 poderia ter bloqueados são:


a) Diferencial central (distribui torque entre os eixos dianteiro e traseiro);
b) Diferencial do eixo dianteiro (distribui torque entre as duas rodas do eixo dianteiro);
c) Diferencial do eixo traseiro (distribui torque entre as duas rodas do eixo traseiro);


O nosso Duster 4x4 não possui bloqueio de diferencial nos eixos dianteiro e traseiro (itens "b)" e "c)" acima), o que permite que, mesmo em modo LOCK, uma e apenas uma roda de cada eixo efetue a tração, podendo o veículo ficar parado caso essas duas rodas estejam sem a tração necessária devido a, por exemplo, utilização de pneu não apropriado para o piso (pneus A/T ou H/T em atoleiro ao invés de M/T, como exemplo) ou outra característica, o que permite, inclusive, que ele fique preso no famoso X (uma roda deslizando num eixo e a outra do outro lado no outro eixo).


Mas isso não é uma "limitação" exclusiva do nosso Duster 4x4. É uma característica comum a tantos outros 4x4 como o Suzuki Grand Vitara, o Chevrolet Tracker, e inúmeros outros (com exceção de alguns poucos mais preparados de fábrica, como os Jeep Wrangler, Land Rover Defender, Troller T4, TAC Stark e alguns mais).


O que aquele seletor giratório faz é selecionar em uma central eletrônica o acionamento elétrico do conversor de torque para:


a) 4x2 (ativar o que nos outros veículos se chama de rodas livres, sendo que, no caso do Duster, as traseiras ficam liberadas totalmente e o comportamento é o de um carro normal quanto à tração);
b) 4x4 Auto (ativar o deslizamento controlado com torque variando entre os eixos dianteiro e traseiro simultaneamente, como por exemplo: 60% e 40%, 50% e 50%, 70% e 30%, dinamicamente, mas sempre uma roda em cada eixo apenas);
c) 4x4 LOCK (ativar o conversor de torque para travar, ao invés de utilizar o modo de deslizamento controlado, de modo que o diferencial dianteiro gire na mesma velocidade que o diferencial traseiro, e por isso não deve ser utilizado em asfalto ou trechos de boa aderência);


No entanto, o Duster 4x4 contorna esta "limitação" mencionada acima quando utilizamos o modo 4x4 LOCK, quando ele conjuga a central eletrônica que controla os freios ABS para funcionar ao contrário (ao invés de controlar a rotação de cada roda e destravar o freio de uma roda travada, ele, nesta situação 4x4, controla as velocidades das diversas rodas e passa a dar umas travadas momentâneas nas rodas que estão girando em falso para que o próprio diferencial normal de cada eixo transfira a força do torque para a roda que está com mais tração ou mais calçada em terreno firme, ok?


Este auxílio do modo LOCK com ABS invertido ajuda, apesar de não ser um bloqueio de diferencial de eixo que ajuda durante todo o tempo que as duas rodas do eixo estão bloqueadas na mesma velocidade, o do Duster ajuda em parte do tempo e é bem melhor do que nada, ou seja não ter bloqueio de diferencial nos eixos conforme mencionado nos outros carros como Grand Vitara e Tracker como exemplo, que não contam com esta pequena ajuda eletrônica que pode tirar o carro em algumas situações.


Este comportamento do travamento das rodas no ar pode ser visto nos diversos vídeos disponíveis na Internet.


Abraços e espero ter ajudado a explicar.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
danielgade
danielgade

Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tração 4x2  e  4x4 Empty Re: Tração 4x2 e 4x4

Mensagem  Anderson S A Dom Nov 12, 2017 6:49 am

Bom dia!

Estava testando o ABS do Duster, e no momento do teste de freio, a luz de tração parou de acender no Painel, no momento ela estava no 4x2 e apagou, depois disso não acende mais 4x2 e nem 4x4.
Oque pode ter ocorrido?



Obrigado

Anderson S A

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Tração 4x2  e  4x4 Empty Re: Tração 4x2 e 4x4

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos