Tração 4x2 e 4x4
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Tração 4x2 e 4x4
Olá meus amigos....feliz 2013 !
Veja este vídeo mostrando o funcionamento da tração do Renault Duster, muito legal !
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Um abraço
LuizMa
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LuizMa
LuizMa- Mensagens : 279
Data de inscrição : 27/11/2011
Re: Tração 4x2 e 4x4
Segue explicação pertinente a respeito do funcionamento da tração 4x4 no Duster retirado de outro forum:
Vamos lá:
Os 3 possíveis diferenciais que um veículo 4x4 poderia ter bloqueados são:
a) Diferencial central (distribui torque entre os eixos dianteiro e traseiro);
b) Diferencial do eixo dianteiro (distribui torque entre as duas rodas do eixo dianteiro);
c) Diferencial do eixo traseiro (distribui torque entre as duas rodas do eixo traseiro);
O nosso Duster 4x4 não possui bloqueio de diferencial nos eixos dianteiro e traseiro (itens "b)" e "c)" acima), o que permite que, mesmo em modo LOCK, uma e apenas uma roda de cada eixo efetue a tração, podendo o veículo ficar parado caso essas duas rodas estejam sem a tração necessária devido a, por exemplo, utilização de pneu não apropriado para o piso (pneus A/T ou H/T em atoleiro ao invés de M/T, como exemplo) ou outra característica, o que permite, inclusive, que ele fique preso no famoso X (uma roda deslizando num eixo e a outra do outro lado no outro eixo).
Mas isso não é uma "limitação" exclusiva do nosso Duster 4x4. É uma característica comum a tantos outros 4x4 como o Suzuki Grand Vitara, o Chevrolet Tracker, e inúmeros outros (com exceção de alguns poucos mais preparados de fábrica, como os Jeep Wrangler, Land Rover Defender, Troller T4, TAC Stark e alguns mais).
O que aquele seletor giratório faz é selecionar em uma central eletrônica o acionamento elétrico do conversor de torque para:
a) 4x2 (ativar o que nos outros veículos se chama de rodas livres, sendo que, no caso do Duster, as traseiras ficam liberadas totalmente e o comportamento é o de um carro normal quanto à tração);
b) 4x4 Auto (ativar o deslizamento controlado com torque variando entre os eixos dianteiro e traseiro simultaneamente, como por exemplo: 60% e 40%, 50% e 50%, 70% e 30%, dinamicamente, mas sempre uma roda em cada eixo apenas);
c) 4x4 LOCK (ativar o conversor de torque para travar, ao invés de utilizar o modo de deslizamento controlado, de modo que o diferencial dianteiro gire na mesma velocidade que o diferencial traseiro, e por isso não deve ser utilizado em asfalto ou trechos de boa aderência);
No entanto, o Duster 4x4 contorna esta "limitação" mencionada acima quando utilizamos o modo 4x4 LOCK, quando ele conjuga a central eletrônica que controla os freios ABS para funcionar ao contrário (ao invés de controlar a rotação de cada roda e destravar o freio de uma roda travada, ele, nesta situação 4x4, controla as velocidades das diversas rodas e passa a dar umas travadas momentâneas nas rodas que estão girando em falso para que o próprio diferencial normal de cada eixo transfira a força do torque para a roda que está com mais tração ou mais calçada em terreno firme, ok?
Este auxílio do modo LOCK com ABS invertido ajuda, apesar de não ser um bloqueio de diferencial de eixo que ajuda durante todo o tempo que as duas rodas do eixo estão bloqueadas na mesma velocidade, o do Duster ajuda em parte do tempo e é bem melhor do que nada, ou seja não ter bloqueio de diferencial nos eixos conforme mencionado nos outros carros como Grand Vitara e Tracker como exemplo, que não contam com esta pequena ajuda eletrônica que pode tirar o carro em algumas situações.
Este comportamento do travamento das rodas no ar pode ser visto nos diversos vídeos disponíveis na Internet.
Abraços e espero ter ajudado a explicar.
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Vamos lá:
Os 3 possíveis diferenciais que um veículo 4x4 poderia ter bloqueados são:
a) Diferencial central (distribui torque entre os eixos dianteiro e traseiro);
b) Diferencial do eixo dianteiro (distribui torque entre as duas rodas do eixo dianteiro);
c) Diferencial do eixo traseiro (distribui torque entre as duas rodas do eixo traseiro);
O nosso Duster 4x4 não possui bloqueio de diferencial nos eixos dianteiro e traseiro (itens "b)" e "c)" acima), o que permite que, mesmo em modo LOCK, uma e apenas uma roda de cada eixo efetue a tração, podendo o veículo ficar parado caso essas duas rodas estejam sem a tração necessária devido a, por exemplo, utilização de pneu não apropriado para o piso (pneus A/T ou H/T em atoleiro ao invés de M/T, como exemplo) ou outra característica, o que permite, inclusive, que ele fique preso no famoso X (uma roda deslizando num eixo e a outra do outro lado no outro eixo).
Mas isso não é uma "limitação" exclusiva do nosso Duster 4x4. É uma característica comum a tantos outros 4x4 como o Suzuki Grand Vitara, o Chevrolet Tracker, e inúmeros outros (com exceção de alguns poucos mais preparados de fábrica, como os Jeep Wrangler, Land Rover Defender, Troller T4, TAC Stark e alguns mais).
O que aquele seletor giratório faz é selecionar em uma central eletrônica o acionamento elétrico do conversor de torque para:
a) 4x2 (ativar o que nos outros veículos se chama de rodas livres, sendo que, no caso do Duster, as traseiras ficam liberadas totalmente e o comportamento é o de um carro normal quanto à tração);
b) 4x4 Auto (ativar o deslizamento controlado com torque variando entre os eixos dianteiro e traseiro simultaneamente, como por exemplo: 60% e 40%, 50% e 50%, 70% e 30%, dinamicamente, mas sempre uma roda em cada eixo apenas);
c) 4x4 LOCK (ativar o conversor de torque para travar, ao invés de utilizar o modo de deslizamento controlado, de modo que o diferencial dianteiro gire na mesma velocidade que o diferencial traseiro, e por isso não deve ser utilizado em asfalto ou trechos de boa aderência);
No entanto, o Duster 4x4 contorna esta "limitação" mencionada acima quando utilizamos o modo 4x4 LOCK, quando ele conjuga a central eletrônica que controla os freios ABS para funcionar ao contrário (ao invés de controlar a rotação de cada roda e destravar o freio de uma roda travada, ele, nesta situação 4x4, controla as velocidades das diversas rodas e passa a dar umas travadas momentâneas nas rodas que estão girando em falso para que o próprio diferencial normal de cada eixo transfira a força do torque para a roda que está com mais tração ou mais calçada em terreno firme, ok?
Este auxílio do modo LOCK com ABS invertido ajuda, apesar de não ser um bloqueio de diferencial de eixo que ajuda durante todo o tempo que as duas rodas do eixo estão bloqueadas na mesma velocidade, o do Duster ajuda em parte do tempo e é bem melhor do que nada, ou seja não ter bloqueio de diferencial nos eixos conforme mencionado nos outros carros como Grand Vitara e Tracker como exemplo, que não contam com esta pequena ajuda eletrônica que pode tirar o carro em algumas situações.
Este comportamento do travamento das rodas no ar pode ser visto nos diversos vídeos disponíveis na Internet.
Abraços e espero ter ajudado a explicar.
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danielgade- Mensagens : 278
Data de inscrição : 12/01/2012
Re: Tração 4x2 e 4x4
Bom dia!
Estava testando o ABS do Duster, e no momento do teste de freio, a luz de tração parou de acender no Painel, no momento ela estava no 4x2 e apagou, depois disso não acende mais 4x2 e nem 4x4.
Oque pode ter ocorrido?
Obrigado
Estava testando o ABS do Duster, e no momento do teste de freio, a luz de tração parou de acender no Painel, no momento ela estava no 4x2 e apagou, depois disso não acende mais 4x2 e nem 4x4.
Oque pode ter ocorrido?
Obrigado
Anderson S A- Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/10/2017
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