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Mensagem  Marco Lacerda Qua Dez 21, 2011 4:57 pm

Saiu na icarros:

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Grande parte das montadoras, antes de lançar um modelo em determinado país, estuda sua cultura para avaliar se o nome do veículo está relacionado a algum aspecto negativo ou depreciativo na língua local. No caso do Duster que, em inglês, significa flanela para limpeza, é bem capaz que a Renault não tenha tido algum tipo de preocupação em relação à denominação do modelo no mercado brasileiro, mas o fato é que, com intenção ou não, o utilitátio da marca francesa tem feito muitos carros já consagrados no mercado comer poeira.

Lançado em outubro, o Duster era um dos lançamentos da mais aguardados de 2011. Depois de ganhar volume em vendas com a chegada do novo Sandero, a montadora francesa fechou o ano com o utilitário compacto. Os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) são a prova da boa recepção: foram quase 7.000 unidades comercializadas desde a estreia do SUV.

Apesar de mirar o Ford EcoSport como principal rival, o Duster bate de frente com outros modelos familiares em função da sua faixa de preço e da opção de motorização, câmbio e tração. Como a próxima geração do modelo da Ford será apresentada já no início de janeiro, o iCarros elegeu outro concorrente para o Duster neste comparativo: o monovolume Citroën C3 Picasso.

Os preços são equivalentes nas versões topo de linha com motor 1.6 e câmbio manual de cinco velocidades. Na configuração Dynamique, o Renault sai por R$ 56.900. A linha do Citroën parte de R$ 57.900 na opção Exclusive. A pintura metálica soma mais R$ 850 no Duster e R$ 1.090 no C3 Picasso (a não ser que a cor escolhida seja a branca). Entre os opcionais, há navegador para o Citroën (R$ 2.400) e bancos de couro (R$ 1.500) para o Renault.

De série, os dois modelos oferecem airbag duplo, freios ABS, farois de neblina, acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado, CD player, além de direção elétrica (C3 Picasso) e hidráulica (Duster). O C3 ainda carrega sensor de estacionamento traseiro e ar digital.

Embalagens diferentes, mas com a mesma vocação

Classificar o C3 Picasso como um monovolume pode parecer segmentado demais. O modelo carrega algumas características de minivan e outras de utilitário esportivo, como a posição mais elevada para dirigir. O Duster já nasceu como um utilitário esportivo. De qualquer maneira, ambos procuram servir famílias com filho pequeno ou casais modernos que busquem mais espaço no porta-malas.

O C3 Picasso leva 403 litros no bagageiro, possui 4,09 metros de comprimento e 1,72 metro de largura. O Duster carrega 475 litros no porta-malas, mede 4,31 metros e tem 1,82 metro de largura. Outra diferença está na distância entre os eixos: 2,54 no Citroën e 2,67 metros no Renault. A última medida garante mais espaço para pernas de quem vai atrás no Renault.

O motor de 1,6 litro bicombustível gera 110cv/113 cv de potência a 5.800 rpm no C3 Picasso e 110cv/115 cv a 5.750 giros no Duster, com gasolina e álcool. O torque máximo é alcançado em um faixa de rotação mais baixa no Duster: são 15,1 mkgf/15,5 mkgf aos 3.750 giros. No C3 Picasso, os 14,4 mkgf/15,8 mkgf de força chega aos 4.500 e 4.000 rpm, respectivamente. A motorização semelhante, somada à pequena diferença de quatro quilos (a mais no Duster) no peso dão a falsa sugestão de que tenham comportamento parecido.

A principal diferença está na performance do câmbio manual. A transmissão do C3 Picasso parece ter muita folga entre um engate e outro, fazendo com que o motorista repita a ação várias vezes até a alavanca encaixar. Além disso, as primeiras marchas são mais longas que as do rival, exigindo paciência na arrancada e mais reduções por parte do condutor quando o ponteiro do velocímetro sobe. Por outro lado, a quinta marcha, longa, exige demais do motor, fazendo com que o ruído invada a cabine. Uma sexta marcha seria muito bem-vinda.

O Duster possui um comportamento mais linear, tanto na cidade como em trecho rodoviário. A impressão que se tem é a de estar a bordo de um Sandero grande - tal semelhança se justifica ainda mais pelo fato de serem derivados da mesma plataforma e compartilharem componentes. O motor do Duster exige menos reduções de velocidade, além de ter engates mais macios e precisos. Uma caracteristica conta contra os dois modelos, no entanto: o oscilação da carroceria em velocidades mais altas.

Veredicto de Anelisa Lopes - não há dúvidas de que o reinado do Ford EcoSport está ameaçado. Com o Duster, a Renault conseguiu montar um pacote que agregue espaço, conforto e dirigibilidade. Há ainda opções com câmbio automático e tração 4x4 para quem quiser mais comodidade no trânsito ou se aventurar por leves trechos off roads. Em relação ao acabamento, nenhum dos dois surpreende nem decepciona. O Duster carrega mais no plástico, enquanto a Citroën ficou devendo em porta-objetos, mas por outro lado, o último marcou ponto nos quesitos design e conforto. Deixou, no entanto, a vitória deste comparativo escapar principalmente pelo desempenho pouco satisfatório e pelo menor espaço interno.



Marco Lacerda

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Data de inscrição : 06/12/2011

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